Como ser um bom vendedor, sem invadir o espaço do cliente

Existem muitos desafios no dia a dia de um vendedor comum, agora imagine como é o dia a dia de um bom vendedor…

Conseguir concretizar uma venda é um processo pratico desde que siga algumas habilidades especificas.

Como ser um Bom Vendedor

  • Saber abordar adequadamente o cliente;
  • Perguntar para entender suas necessidades;
  • Superar as expectativas com seu atendimento x produto/serviço.

Quando seguimos esses pilares a conversão de uma venda se torna fácil pois rápido você conseguirá convencer esse cliente a comprar aquilo que ele precisa e ainda conseguirá encantá-lo durante todo o processo para que ele alem de retornar para comprar mais vezes, procure-o como vendedor.

É basicamente isso que precisa ser feito para conseguir gerar uma venda com qualidade e maestria.

Um Vendedor Fecha Vendas

Mas você sabe o que é bom mesmo? O bom, é que com apenas algumas técnicas de vendas, você pode facilmente aprender como ser um bom vendedor e conquistar clientes com maior facilidade, sem precisar invadir o seu espaço e acabar perdendo a venda. Neste artigo eu separei as melhores técnicas para uma venda saudável e algumas dicas extras sobre todo o processo de vendas.

Como ser um bom vendedor: Sem invadir seu espaço

Sem dúvidas você já ouviu em algum momento da sua vida que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Pois bem, para saber como ser um bom vendedor, você precisa ter isso bem fixado em sua mente na hora de abordar um cliente.

A abordagem do o cliente e o ponto mais importante, pois ser educado, gentil e prestativo fará toda a diferença. Lembrando sempre de respeitar o espaço do mesmo, que naquele momento está conhecendo os produtos/serviços.

Como ser um bom vendedor

O vendedor precisa ter calma, se aproximar devagar, a fim de entender de forma sutil o consumidor para conseguir compreender as reais necessidades deste cliente.

Logo de início é preciso compreender se o cliente entrou na loja com o objetivo de comprar, pesquisar os preços, conhecer as novidades ou simplesmente dar a famosa “olhadinha”.

Independente da situação, o vendedor deve aborda-lo com maestria com intuito de auxiliar na escolha do cliente, como uma especie de consultor, mostrando as novidades e os produtos ou se colocando à disposição, para que o cliente o chame se for preciso.

PUBLICIDADE:

Vendedor, conheça Agora: O VENDAS CURA TUDO!

Ter um script de práticas é de suma importância, pois fazem uma real diferença no momento da abordagem ao cliente.

Ao Vendedor: Listo algumas abaixo:

  • Não “persiga” o cliente. Se ele dispensar seu auxílio como vendedor, basta manter uma distância considerável, onde o cliente possa te chamar quando for preciso, sem que você invada o espaço dele;
  • Pergunte ao cliente e sempre esteja atento as respostas;
  • Não fale muito ou interrompa o que o cliente precisa dizer ou questionar, o foco no momento de vendas é o que o cliente precisa.
O Vendedor de Sucesso

Como convencer o cliente

Atualmente, a maior preocupação de um vendedores é: “-Como vou fazer ele levar isso?”, Hoje os consumidores estão em busca de experiências mais prazerosas, únicas e memoráveis no processo de compra.

Por exemplo, quando o cliente entra em uma loja ele tem como objetivo não só realizar uma compra e suprir suas necessidades, então ai que entra o real papel do vendedor que tem como principal objetivo oferecer essa experiência memorável ao cliente.

Uma técnica de vendas que é um verdadeiro diferencial nos dias atuais é a instrução do cliente.

Existem cada vez mais consumidores que pesquisam os valores, as condições e principais vantagens, buscando produtos que realmente serão capazes de satisfazer uma necessidade ou solucionar um problema. O vendedor então, precisa compreender essa necessidade do cliente e auxiliá-lo a conquistar aquilo que ele deseja.

Entupir o cliente de produtos que ele não precisa não faz nenhum sentido no processo de vendas. O cliente está cada vez mais esperto e pode acabar se aborrecendo e deixando a compra para lá.

Portanto, saiba agregar produtos adicionais sem invadir o espaço dele, como por exemplo, vamos supor que você é um vendedor de sapatos e seu cliente precisa comprar um sapato. Então você pode chegar até ele e perguntar: “Já que o senhor está comprando um sapato novo, não seria interessante incluir um par de meias novo também… O que acha?” a resposta do seu cliente será: Sim, sem dúvidas!

Vendedor Lidando com Objeções

Como lidar com objeções?

Vendedor Entenda todo o processo.

Durante todo o processo de vendas, é será normal o cliente criar algumas objeções durante decisão de compra. Neste momento, é importante manter a calma e aprender a lidar com essas objeções, que vão desde a questões acerca da qualidade, valor dos produtos, rejeitar ou criticar as formas de pagamento até a resposta rotineira: “estou só olhando”.

Para conseguir contornar essas e outras diversas objeções que os clientes criam, o vendedor pode aplicar algumas técnicas simples e úteis, como por exemplo:

  • Não questione o seu cliente. Ouça a objeção do mesmo até o fim, compreenda sua posição e busque por alternativas que possam solucionar exatamente o que o está incomodando.
  • Nem tudo tem solução, alguns clientes simplesmente não estarão satisfeitos com as opções oferecidas e isso faz parte do processo de vendas. Neste momento, não force a venda, afinal, para este cliente a venda já não faz mais sentido.
  • Para os clientes que estão “apenas olhando”, deixe-os livres para continuar a observação, mas permaneça atento e com foco em identificar as boas oportunidades de venda e as reais necessidades do cliente.
Vendedor Com Foco

Ao Vendedor: Conheça bem o seu produto

Nenhum cliente confiará em um vendedor que não conhece bem o produto/serviço que está vendendo.

Por isso, é essencial conhecer todos os detalhes do produto ou do serviço que está oferecendo, e se realmente você quer ser um bom vendedor, isso será essencial, pois passar confiança aos clientes.

Conhecer o produto profundamente é muito importante, pois para conseguir sanar as principais dúvidas que o cliente possa ter durante todo o processo da venda, assim como oferecer boas dicas de como ele pode aproveitar melhor o produto.

Você agora já sabe como se comporta para ser um bom vendedor, basta seguir as técnicas compartilhadas neste artigo e sempre estar aberto novidades e tendências de consumo do seu cliente.

Lembre-se: Um bom vendedor fecha vendas!

Sem dúvidas que se você chegou até aqui já está apto a ser um mega vendedor! Mas gostaria de lhe pedir para compartilhar comigo a sua opinião sobre esse assunto e o que você achou? Me conta! mais abaixo tem um campo de comentários.

Tags: |

Sobre o Autor

Luís Antonio
Luís Antonio

Olá me chamo Luís Antonio, tenho 27 anos, sou casado e tenho um filho que se chama Isac. Atualmente sou empresário no mercado Físico e Digital.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *